top of page

 INVESTINDO NO ESPORTE 

Tendo como referencial teórico, os quatro pilares da educação recomendados pelo relatório da UNESCO, os projetos a seguir, Têm por objetivo o desenvolvimento de competências (pessoais, sociais, cognitivas e produtivas) das crianças e adolescentes, para sua formação integral, preparando-as para o enfrentamento e resolução dos problemas do dia-a-dia de forma autônoma. Buscam ainda trabalhar o resgate da cidadania e autoestima das crianças e adolescentes através de ações sócioesportivas e educacionais, são eles:

 

Convênio Secretaria Municipal de Esportes (SP)

 

Programa Clube Escola

Programa da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, como parte do projeto de educação integral da Prefeitura de São Paulo, objetivou transformar os equipamentos esportivos da cidade em extensões das escolas paulistanas, oferecendo à população da cidade como um todo, e em especial aos alunos das escolas públicas, municipais e estaduais - atividades esportivas, de recreação e atividades sócio-culturais, além da inclusão digital.

As modalidades oferecidas nos clubes municipais são: tênis de campo, basquete, futebol, futsal,ginástica aeróbica, hidroginástica, karatê, oficinas de circo, cantinho do estudo, jogos corporais, movimento em verbo, entre outras.

O Instituto Patrícia Medrado integra o Programa Clube Escola, desde agosto de 2007, período em que ministrou aulas de tênis de campo em 10 clubes da cidade, nas zonas: Norte, Sul e Leste em 2008 chegando a atingir o número 3.200 alunos. Em função dobom resultado do trabalho, a partir de outubro de 2008, os atendimentos foram ampliados para um total de 24 unidades.

Além da prática da modalidade em si, o trabalho desenvolvido pelo Instituto Patrícia Medrado, contemplou atividades que contribuíram para a formação cidadã dos beneficiários, como: boa conduta esportiva, o relacionamento interpessoal, o trabalho em grupo, os temas transversais, incentivo à leitura e pesquisa, etc.

 

 

CDC's  (Clubes da Comunidades)

 

Unidades Esportivas de Administração compartilhada entre o poder público e a comunidade local.

Em 2010 o Instituto Patrícia Medrado assumiu a gestão esportiva de 4 unidades, para o desenvolvimento das modalidades esportivas: tênis de campo, ‘beach-tênnis’, futsal, futebol de areia, vôlei, vôlei de praia, basquete, ginástica olímpica, além de capoeira,ropeskipping, dentre outras. As unidades foram as seguintes:

 

CDC Basiléia

Zona Norte

CDC Bolsa D'Água

Zona Sul

CDC Maria Felizarda

Zona Sul

CDC Cidade Satélite Santa Bárbara

Zona Leste

 

Pacaembu (Centro Público de Excelência em Tênis de Campo)

Em março de 2008, o Instituto Patrícia Medrado implantou do primeiro Centro Público de Excelênciaem Tênis de Campo, no Complexo Esportivo do Pacaembu. O objetivo do programa extrapolou a possibilidade de proporcionar o acesso ao esporte através de aulas gratuitas, às crianças e adolescentes de comunidades carentes. Visou também proporcionar aos jovens na faixa etária entre 12 e 16 anos, a oportunidade de terem um aprimoramento nessa modalidade.

Para tanto, os tenistas integrantes participaram de treinamentos intensivos de duas a três vezes por semana, preparação física, avaliações médicas e nutricionais periódicas (com equipe de profissionais da UNIFESP) e disputaram torneios e amistosos, além de receberem orientações específicas, palestras e oficinas relacionadas a diversos temas do esporte.

 

PET - Parque Esportivo dos Trabalhadores (Centro Público de Aprendizagem e Desenvolvimento em Tênis de Campo)

A exemplo do Centro de Excelência, o Instituto Patrícia Medrado implantou em 2009 o primeiro Centro Público de Aprendizagem e Desenvolvimento em Tênis de Campo, nas dependências do Parque Esportivo dos Trabalhadores, antigo CERET, no Bairro do Tatuapé. Além de propiciar o acesso gratuito às aulas de tênis de campo para crianças, adolescentes, jovens e adultos de comunidades menos favorecidas, também atuou no aprimoramentodos aspectos técnicos e táticos da modalidade junto aos beneficiários na faixa etária entre 10 e 16 anos, por meio de sessões específicas de treinamento esportivo, de duas a três vezes por semana, preparação física, avaliações médicas e nutricionais periódicas (com equipe de profissionais da UNIFESP) e disputa de torneios e amistosos. De maneira complementar, estes beneficiários receberam orientações específicas, palestras e oficinas relacionadas a diversos temas ligados ao esporte tênis.

 

Programa São Paulo é uma Escola 

Lançado em maio de 2005, pela Secretaria Municipal de Educação, o Programa São Paulo é uma Escola, tinha por finalidade, contribuir para a formação integral das crianças, jovens e adultos residentes na Cidade de São Paulo, através de atividades culturais, esportivas, de lazer e de recreação, em consonância com o planejamento pedagógico de cada unidade escolar.

O programa tinha o propósito de assegurar aos alunos das escolas públicas municipais, a chance de usufruir as condições que já são oferecidas às crianças e jovens de classes sociais mais favorecidas, era de utilização os equipamentos públicos para oportunizar o acesso a atividades que por inúmeras razões, estão distantes da realidade da população de baixa renda.

Desde o primeiro mês de implantação do programa, o Instituto Patrícia Medrado, vinha desenvolvendo oficinas em todas as regiões da Capital, ensinando o esporte Tênis como modalidade principal, além da iniciação esportiva, danças, jogos e brincadeiras, xadrez, ginástica artística, atividades circenses, artes cênicas, artes plásticas, capoeira, etc.

  

Contraturno Escolar (sucessor do Programa São Paulo é uma Escola)

Nesta nova etapa do Programa o Instituto Patrícia Medrado passou a atuar, a partir de 2010 junto às escolas públicas das seguintes regiões:

 

Diretoria Regional de Educação do Campo Limpo

Diretoria Regional de Educação de Guaianases

Diretoria Regional de Educação do Butantã

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page