top of page

Tenista formado pelo Instituto vai para os EUA

Rafael dos Santos Gonçalves, hoje com 20 anos, entrou no Instituto Patricia Medrado com apenas 12, no Clube Escola da Vila Curuça, por intermédio de seu irmão. Ali nascia então o amor a este esporte. Aluno dedicado que dobrava a carga de treinos para obter melhores resultados, se destacou, ganhando vários torneios da Federação Paulista de Tênis. Como fruto deste empenho e com o apoio do Instituto Patrícia Medrado, da Fundação Lemman e a agência Daquiprafora, Rafael ganhou uma bolsa de 4 anos para estudar nos Estados Unidos, Murfreesboro, na Carolina do Norte. Este intercâmbio exige que o aluno tenha boas notas na Universidade, frequência assídua nos treinos e tênis, além de ótimo desempenho. A bolsa inclui moradia, alimentação, a roupas, treinos, estudos, e viagens.

Foco e muito trabalho

‘Morar e estudar no exterior sempre foi o que eu queria, mas fazer tudo isso e ainda jogar tênis competitivamente, um verdadeiro sonho!’, conta Rafael, que desde que treinava no no centro de excelência do Instituto Patrícia Medrado, no Pacamebu, quando ouviu falar pela primeira vez que havia a possibilidade de concorrer a um intercâmbio que viabilizasse estudo e treino, decidiu que este seria o caminho a trilhar. “Morar e estudar no exterior sempre foi o que eu queria, mas fazer tudo isso e ainda jogar tênis competitivamente era um verdadeiro sonho!”.

Rafael traçou um plano estratégico para atingir sua meta: começou a estudar inglês sozinho, dobrou a carga de treinos, se empenhou cada vez mais nos estudos e persistiu. Sua rotina era puxada pois a distância entre a residência, o colégio e os treinos era enorme. Mas seu esforço valeu a pena. O tenista foi contemplado com o intercâmbio.

Para o jovem tenista, o Instituto Patrícia Medrado, sua diretoria, assim como todos os profissionais que trabalham na instituição, fizeram a diferença em sua vida. “Eles não só me ensinaram tênis, mas também a ser um cidadão de bem, independentemente das minhas condições econômicas e sociais. Eu acho que o tênis oferece muitas lições de vida, mostra que você tem que lutar e batalhar bastante para atingir seus objetivos”, conclui. Agora, o objetivo do atleta é melhorar seu desempenho e jogar bem na liga americana (NCAA). Nas férias, pensa em ir jogar torneios “futures”.

“O tênis é minha vida, tudo que eu consegui, foi através dele, amo jogar e treinar. Ir morar no exterior, por exemplo, era algo completamente impensável antes de eu entrar para o Instituto”’, diz ele.

rafael.png


bottom of page